top of page

STF valida lei estadual que exige informações sobre velocidade de internet na fatura mensal.

15 de ago. de 2024

Para o Plenário, a lei de Mato Grosso do Sul trata de direito do consumidor, que admite regulamentação também pelos estados.

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou uma lei de Mato Grosso do Sul que obriga as operadoras de internet a trazer na fatura mensal informações sobre velocidade de dados aos consumidores. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15), no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7416.

Para a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), autora da ação, a Lei estadual 5.885/2022 invadiu a competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações, categoria em que se enquadrariam os serviços de internet.


Proteção

Prevaleceu, no julgamento, o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, de que não há violação à competência privativa da União. Segundo ele, a lei não trata de telecomunicações, mas de direito do consumidor, que admite regulamentação concorrente pelos estados.

Para o ministro, a transparência sobre a entrega diária de velocidade de recebimento e envio de dados pela internet não compromete nenhum aspecto técnico ou operacional das atividades de telecomunicações. Trata-se de medida que busca dar maior proteção ao consumidor, permitindo um maior controle dos serviços contratados.

Ficaram vencidos os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes e a ministra Rosa Weber (aposentada).

(Suélen Pires/CR//CF)


Receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas notícias

Obrigado por se inscrever para nossas notícias.

Pessoa usando fone de ouvido para videochamada

Agente uma consultoria

Sede  - Rua Tomé Portes, 267, Vila Dom Pedro II, São Paulo, SP - CEP: 02241-010 (Prox. Metro Parada Inglesa)

Filial – Rua Teodoro Sampaio, 352 - cj 27, Pinheiros, São Paulo, Brasil – CEP: 05406-000 (Prox. Metro Clínicas)

 

CNPJ : 23.092.852/0001-51

© 2024  Chagas & Nascimento Sociedade de Advogados.

 

por mkdev.net.br

bottom of page